Uma das preocupações mais recorrentes do setor varejista são as filas no checkout. Felizmente, soluções tecnológicas têm facilitado esse desafio. Um excelente exemplo disso é o uso de self checkout.
Um estudo conduzido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com o IBOPE revelou que quase 40% dos entrevistados acham importantíssima a presença de caixas de autoatendimento nos supermercados.
O estudo, que ouviu mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, representando um universo de 162 milhões de pessoas de diferentes classes sociais e idades, mostra que nos quatro cantos do Brasil o setor supermercadista está diante de um consumidor multicanal.
Dados como esse, comprovam que a experiência do consumidor é capaz de orientar o seu comportamento e fazê-lo voltar mais vezes (ou não) a um estabelecimento. Com um dia a dia corrido, a agilidade no atendimento pode se sobressair até mesmo em relação a outros critérios básicos como o preço em alguns casos.
Se você quer conhecer mais sobre as vantagens do self checkout continue nos acompanhando aqui!
O que é o self-checkout?
O equipamento de self checkout é um sistema de autoatendimento desenvolvido especialmente para o varejo. Ele permite o controle do pagamento das compras de seus clientes ainda que não seja necessária a presença de um atendente em cada caixa.
O próprio consumidor é quem conduz a operação. Ele faz a pesagem de itens a granel, passa os produtos pelo sensor de código de barras, passa o cartão e, por fim, embala as compras. Diante de qualquer problema, um fiscal pode ser acionado para auxiliá-lo.
O sistema é inteligente e antifraudes ou roubos. Mesmo que o cliente tente burlar as regras e deixar de passar produtos pelo sensor, a máquina detecta se há produtos a mais na sacola comparando o peso com o que foi efetivamente registrado.
- O cliente coloca a cesta de compras no terminal;
- Os códigos de barras são registrados por meio dos scanners;
- Uma tela exibe os itens escaneados para que o cliente confira se está tudo certo;
- O cliente fecha a compra e faz o pagamento via cartão de crédito ou débito;
- Ao fim da operação é emitida o cupom fiscal ou a NFCe (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica).
O self checkout é confiável e seguro. Ele pode inclusive inibir a ação de pessoas mal-intencionadas.
Vantagens do Self Checkout!
Não é por acaso que o sistema de autoatendimento tem atraído a atenção de tantos varejistas, especialmente no setor supermercadista. Essa é uma tendência que veio para ficar e vai se ampliar cada vez mais.
Dentre as principais vantagens que o self-checkout traz, estão:
Redução do tempo de espera dos clientes
A praticidade e rapidez do autoatendimento são responsáveis por até 30% de redução no tempo de espera dos clientes. Uma consequência direta disso é a diminuição da incidência de filas no seu estabelecimento.
O consumidor ganha mais autonomia e ainda agiliza o atendimento de quem opta pelo caixa convencional. Geralmente, quem está comprando poucos itens prefere passar pelo self checkout.
Diminuição dos custos operacionais
A mão de obra qualificada é escassa e as obrigações trabalhistas podem ser onerosas. No entanto, é possível reduzir custos operacionais ao investir em soluções tecnológicas como o caixa de autoatendimento.
Essa é uma forma interessante de conter a necessidade de contratação de novos colaboradores, minimizando o ônus burocrático. Vários caixas de self checkout podem ser controlados por um único atendente que fiscaliza as operações e auxilia os clientes.
Além disso, não custa lembrar que sistemas como esse não precisam de férias, de pausas para descansar e outras limitações humanas. Ele está sempre à sua disposição.
Qualifica o atendimento e reduz o tempo de espera!
Um self-checkout que significa uma nova alternativa para o cliente é perfeito, pois é rápido e eficiente. Isso torna a experiência do consumidor mais cômoda e agradável, reduzindo filas e satisfazendo mais clientes em menos tempo sem perder qualidade no atendimento.
Em uma época onde as pessoas estão cada vez mais autônomas e acostumadas com dispositivos tecnológicos, investir nessa solução é estar alinhado com o momento inovador do varejo.
Divulgação espontânea
O autoatendimento nos supermercados e no comércio ainda é novidade em alguns estados, mas vem se popularizando gradativamente. Esse é o momento ideal para aderir ao sistema e usufruir de toda a divulgação espontânea que pode ser gerada com a sua implantação.
Seja na propaganda boca a boca ou até mesmo nas inúmeras reportagens que a mídia tem feito sobre o assunto, você ganha mídia gratuita com o self checkout. Ele se torna um atrativo para que novos clientes venham à sua loja.
Aumento de vendas e da produtividade
Por muitos dos motivos acima listados e pela agilidade que o self checkout promove, outro ganho que o varejista tem é na produtividade e no aumento das vendas. Você pode até mesmo redirecionar os funcionários do caixa para que realizem outras atividades mais rentáveis.
Os self checkouts Schalter contam como uma interface intuitiva disponibilizada pelos nossos parceiros de software, como a Socin, soluções desenvolvidas para que o cliente consiga fazer sua compra do começo ao fim sem necessidade de apoio.
Ter um self-checkout faz parte de um projeto que traz retornos rápidos. O investimento é mais do que necessário, ainda mais com o advento de aplicativos e compras feitas via e-commerce.
Há ainda há outro fator importante que deve impulsionar ainda mais suas vendas. De acordo com a consultoria Global Markets Insights, o mercado de caixas de autoatendimento vai crescer 16% ao ano até 2023, chegando a US$ 18 bilhões. A demanda será impulsionada principalmente pelas redes de varejo, que hoje representam 45% das vendas desse mercado. Segundo a Global Markets, há um grande potencial de crescimento para esse tipo de solução em mercados emergentes da Ásia e da América Latina.
Clique aqui e conheça nossos modelos!